Dario Persiano de Castro Vellozo , autor nascido no estado do Rio de Janeiro , em seu entitulado Retiro Saudoso , no bairro de São Cristovão , (de 1880 a 1883 e.v.), tendo se tornado aprendiz de encadernador (1883 e.v. ) e , posteriormente , compositor tipográfico no primeiro jornal paranaense (tambem estudado por mim ) : O Dezwnove de Dezembro (fundado em 1853 e.v.) , que tinha como editor Cândido Lopes . Sua vida até a mudança para Curitiba é registrada em seu livro reitro Saudoso , de 1915e.v , narrando sua infância no Rio de Janeiro .
De 1886 a 1889 e.v estudou no Pathernon Paranaense (onde conheceu Eusébio Mota – apesar de não ter sido seu aluno -, um professor que estimulou muitos do seu à Arte Literária ) e , depois , no Instituto Paranaense . Neste último , fora companheiro de turma dos novíssimos de sua geração : Silveira Netto , Nestor Victor , Emílio de Menezes , Emiliano Pernetta , etc ,etc . Em 1889 e.v. Lança seu primeiro livro intitulado Primeiros Ensaios , editorado nas oficinas do Dezenove de Dezembro . Este livro teve como principais influências ao jovem Dario Vellozo os neo-românticos Lord Byron , Lamartine e Musser . De 1889 a 1893 e.v. Trabalhou em cargos burocráticos da repartição de polícia e na secretaria de Fazenda do estado do paraná . Em 1890 e.v. , com a fundação da Revista do Club Curitybano (jornal este que em breve teraá artigos publicados em uma nova página em construção , também objeto de estudo da minha monografia ) , que tinha como Diretor seu pai Cyro Vellozo , temos a desabrochar de uma não mais promissora tendência literária de Dario Vellozo , tendo seus poemas e cronicas desde o segundo número deste periodico (de 01 de fevereiro de 1890 e.v. ) , com êxtase Divino . Antes mesmo do surgimento desta Revista , encontramos trabalhos de Dario Vellozo publicados em outros jornais literários de Curitiba , do qual falaremos mais tarde , por se tratarem também de objetos de estudo de minha monografia . Em 1892 e.v. , com seu espírito de liderança e sociabilidade , funda nas oficinas do Club Curitybano (juntamente com Augusto Stresser e Brasílio Costa ) o Grêmio Ensaios Literários . Em 1892 e.v. , as influências do recém chegado da Europa poeta Jean (João ) Itiberê da Cunha sobre sua leitura ficam evidenciadas . Descobri neste ano Poe , Flaubert e Huysmanns e , no seguinte : Verlaine , Rimbaud , Mellarmé , L'Islle Levi e Papus (sendo esses cinco últimos pela influências direta de João Itiberê ) . Em 1893 e.v. também vê-se envolvido na fundação de uma nova revista , Azul , que fora uma primeira tentativa do grupo do Cenáculo (periódico simbolista inaugurado em 1895 e.v. ) . A Revista Azul tem interrompida sua sequência em razão Revolução Federalista , na qual Dario Vellozo , juntamente com outros participantes da Revista , lutam ao lado dos legistas . De 1894 a 1898 e.v. Era o redator dos debates ocorridos no congresso legislativo do estado paranaense .Em 1894 e.v. Torna-se o Diretor Literário da Revista do Club Curitybano , mudando a grafia deste último para o Coritibano . Irá permanecer na Direção desta revista ate 1900 e.v. Em 1895 e.v. funda a Revista O Cenáculo , na qual temos caracterizada toda a veia simbolista não só dos autores curitibanos , de todo o Brasil . Essa revista terá uma curta duração de dois anos , mas o suficiente para deixar suas marcas ... Em 1896 e.v. Lança a obra em prosa Esquifes . Neste mesmo ano intensifica seus estudos de Ciência Oculta , com traduções de autores oculistas europeus publicados na página do Club Curitybano . Também envolve-se em polêmica neste ano ao publicar nas folhas d'O Cenáculo o texto Pelos Índios ! que é apoiado pela Maçonaria de seu estado . Em 1897 e.v. Publica dois fabulosos livros (parte de uma trilogia junto com Atlântida , de 1938 e.v.) : Alma e Althä ir, além de colaborar no periódico A pena . Em 02 de Março de 1898 e.v é nomeado professor interino e , depois , efetivado (após concurso ) como professor de História Universal e do Brasil (19 de abril de 1898 e.v.) no Ginásio Paranaense , no qual estudou . Em 1898 e.v. Também funda o Jornal Jeruzalém , que irá intensificar seus polêmicos (para a época) discursos anti-clericais ,também colaborando em Pallium. Em 1899 e.v. Funda A Esphynge Jornal , mantém contatos com os grupos de Papus e de Jollivet-Castelot (Groupe Independentede Études Esoteriques e Association Alchimique de France , respectivamente ), promovendo a idéia da constituição de suas escolas em terras brasileiras. Não a toa , fora contemporâneo do esfervecente final de século ocultistas europeu , fazendo-o também presente no Brasil . Seus discursos anticlericais e republicano-socialistas , além das questões pedagógicas (visto que era professor de História no Ginásio Paranaense) irão margear suas teses lançadas de 1902 a 11908 e.v. como : Lições de História (1902e.v.), Da Instrução Pública (1904e.v.), No Sólio de Amanhã (1905e.v.), Derrocada Ultramontana (1905e.v.)Voltaire (1905e.v.)Pátria Republicana (1905e.v.), Compêndio de Pedagogia (1907e.v.), Moral dos Jesuítas (1908e.v.).Em 1908e.v. publica o livro de poesias Hélicon e inicia a publicação do periódico Myrto e Acácia .
Era extremamente bem querido por seu alunos, onde sua oratória , desprovida de retóricas , era apaixonante . Funda o Instituto Neo- Pitagórico em 1909 e.v.), onde constrói um fabuloso e helenístico ''Templo das Musas '' (1918e.v.), procurando reviver a magna Grécia , tendo publicado no ano anterior os estatutos da Sociedade Neo-Pitagórica. Suas Celebrações Místicas se deram entre as Colunas do mesmo , atraindo inúmeros Iniciados e admiradores ...
Ali funda sua Tipografia (em 1911e.v., de nome Tipografia Crótona Vellozo & Filhos), na qual edita seus livros e anais de estudos dos alunos de seu Instituto .Este ano é fundamental como divisor de águas para Dario Vellozo . Além da coroação de Equinócio (juntamente com seus alunos do Ginásio Paranaense ) com a Festa de Clóris e a Festa de Ceres : Delfos e Elêusis erguendo cânticos à Fraternidade . Inicia numerosos intelectuais (não só brasileiros ) em sua Sociedade .João Itiberê da Cunha (autor simbolista que futuramente teremos a cronologia publicada , que iniciou inúmeros autores de Curitiba nesta veia literária ,tendo feito parte do movimento original francês ,amigo de Maurice Maeterlinck - Simbolista belga – e que lança seu début em francês , o ótimo Préludes ), que Inicia verdadeiramente nos estudos simbólicos no último decênio do século XIX, deu origem à um apaixonado discípulo. Em 1919 e.v. Funda um ramo da Sociedade Teosófica em Curitiba, de Blavatsky, chamado Loja Teosófica Nova Crótona . Em 1920 e.v. Publicas os livros O Habitat e a Integridade Nacional e , em homenagem à morte de seu filho menor , O Livro de Alir . Em 1921 e.v. , Tasso da Silveira (seu ex-aluno no Ginásio Paranaense e filho de Silveira Netto , um dos fundadores do grupo do Cenáculo) irá publicar um livro em sua homenagem intitulado: Dario Vellozo: Perfil Espiritual. Em 1922e.v., com o centenário da Independência, temos a publicação (por Dario Vellozo) das obras : Horto de Lisis , Símbolos e Miragens ,Missão Social do Brasil , O Brasil e o Ideal Pitagórico . Em 1923 e.v.
ele e seus alunos passam a editar uma coluna no Jornal Gazeta do Povo , de nome Coluna Dórica . Neste mesmo ano tem publicado seu livro No Limiar da Paz . Em 1929 e.v. reúne poesias suas publicadas entre 1892 e 1929 e.v. (fase Simbolista) e publica o ótimo Cinerário . Em 1931 e.v. é inaugurado o periódico A Lâmpada , de seu Instituto .Em 1932 e.v. afasta-se do magistério . Daí trata de escrever Atlântida, finalizada em 1933 e.v. mas somente publicada
(post-mortem) em 1938 e.v. Sua última obra publicada em vida chamava-se Jesus Pitagórico e fora publicada em 1936 e.v. , quando já se encontrava enfermo. Postumamente, foram publicadas as obras inéditas (além de Atlântida):Fogo Sagrado (1941e.v.), Piquê e Flauta Rústica e , numa reunião do
Instituto Neo Pitagórico (em três volumes):?Obra salientar aqui que . Até sua morte em 28 de Setembro de 1937e.v. , Dario Vellozo permaneceu em eterno e admirável Simbolista , apesar de ter regenerado seu iniciar satanista (o Grupo d'O Cenáculo era Decadista em essência e forma), tornou-se um pagão de primeira linha ao tentar reviver entre seus convíveres a inigualável Grecia e seus cultos . Tão admirável persona teve seu enterro seguido de grandioso cortejo que , passando pelos bairros pobres da cidade de Curitiba , teve uma multidão a seguir e a celebrar a morte do mais formidável poeta , professor e visionário aparecido por terras curitibanas...

1 comentários:

Daniel C.Coelho disse...

Eu Ajudei Um Poko Nisso

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